Conteúdo atualizado no novo blog!

BannerFans.com

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Dinâmica de integração - Bonecos de Papel

Olá!

Esta dinâmica que vou postar hoje pode ser útil para grupos, seja de crianças ou de jovens, como base para a reflexão da auto-imagem de cada um. Além disso, pode ser trabalhada a idéia de união e importância do trabalho em grupo.

Quando resolvi aplicá-la ao grupo de jovens do qual faço parte, pensei que seria fácil encontrar na internet o molde com os bonequinhos de papel e roupinhas... mas não consegui nenhum que se adequasse às minhas necessidades. Resolvi, então, fazer eu mesma os modelos. Fiz utilizando os parcos recursos do Paint, por isso, os bonecos não são um primor em sofisticação.

A lúdica que envolve a preparação da dinâmica é atrativa para todas as idades.

Vamos lá:

DINÂMICA: Bonecos de Papel
TIPO: Dinâmica de apresentação, sensibilização
MATERIAL: moldes de papel com os bonequinhos, diversas roupas e acessórios, cola, tesoura (sem pontas, se for trabalhar com crianças)
NÚMERO DE PESSOAS: a partir de três pessoas.

1. O monitor entrega a cada um dos participantes um bonequinho (sem nenhum complemento, apenas a base do boneco, que é igual para todos, seja menina ou menino).
2. O monitor explica aos participantes que deverão montar um bonequinho que represente eles mesmos, como se fosse um avatar para um site ou jogo. Para isso, os participantes vão se utilizar das roupas e dos cabelos já previamente dispostos sobre uma mesa.
3. Ao montar a atividade, é interessante que o monitor disponibilize bastante quantidade de cabelos, para que não haja problemas de disputa entre os participantes, e alguém acabar com um boneco que não corresponda ao seu tipo físico. Mas pode ser interessante fazer apenas uma blusa de cada modelo, (se o número de participantes não for muito alto, lógico) para que os participantes tenham a oportunidade de solucionar pequenos problemas que envolvem egoísmo e desprendimento, caso mais de um participante se interessar por determinada blusa.
4. Ao final, o grupo comenta sobre os bonequinhos, dizem qual acham que foi mais condizente com quem criou, etc. Pode ser solicitado ainda aos participantes, que digam o que acharam da experiência de representar a si próprios.
5. Por último, pode ser formada uma "corrente" ligando as mãos dos bonequinhos, para que fique representada a união daquele grupo. Essa "corrente" poderá ficar exposta no local em que são feitas as reuniões do grupo, ou na sala de aula.

Espero que vocês gostem!

Estejam à vontade para incrementar o bonequinho, criar novas roupas... Não deixem de mandar os incrementos novos!

Abrços.

3 comentários:

  1. Porco é qm não tem nada da útil p fazer e por isso fica criticando a criatividade dos outros! O mundo virtual é grande o suficiente para q pessoas inconvenientes caiam fora de áreas reservadas a pessoas com alto teor intelectual.

    ResponderExcluir
  2. Concordo completamente com a Milena. Achei o site muito interessante e útil para quem tem a nobre função de lidar com crianças,adolescentes e jovens. Sinto pena do Tomas que além de não entender nosso trabalho, perde seu tempo postando comentários de mau gosto e palavras de baixo calão, tão naturais pra pessoas do nível dele.

    ResponderExcluir
  3. Sou professora e fiz uma dinâmica parecida... os alunos desenham a sua árvore e após o desenho eles dizem onde sua ávore se encontra, o porquê de ter tronco fino ou grosso, o por quê dela ser alta ou baixa.... uns desenharam a árvore da casa dos avós... Há uma integração, quebra de gelo...

    ResponderExcluir